quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Biodiversidade - Alphaville - Mamangava

Nome Popular: Mamangava


As mamangavas são também conhecidas por mamangaba, mangangá, mangava, mangaba, abelhão, bombolini, vespa-de-rodeio, vespão.


São abelhas solitárias ou sociais (mesmo neste caso elas não fazem colméias) de tamanho grande e bastante peludas. Pertencem a várias famílias e os gêneros mais comuns são Bombus, Eulaema, Centris, Xylocopa e Epicharis. A maioria é preta e amarela e quando voam emitem um zumbido alto. As mamangavas são polinizadoras importantes e contribuem para a manutenção de muitas espécies de plantas nativas.


As mamangavas raramente picam, a não ser que as seguremos com as mãos. Apesar de terem o tamanho avantajado são extremamente dóceis, possibilitando que as observemos coletando o néctar e pólen das flores.
Seus ninhos são encontrados no solo ou em ocos de árvores e em algumas épocas do ano as mamangavas são observadas em grande quantidade. No Mackenzie Tamboré podem ser vistas polinizando diversas espécies, como a Cássia (árvore de médio porte com flores amarelas) no mês de março.


Como são nativas e de grande importância nos ecossistemas a Lei no 5197, de 03/01/67, Lei de Proteção à Fauna estabelece a proibição da sua utilização, perseguição , destruição, caça, ou captura. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário