terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
3o ANO - SLIDES DAS AULAS DE BIOQUÍMICA
Nos links abaixo você encontrará os slides apresentados em aula
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA - ÁGUA
MINERAIS
CARBOIDRATOS
LIPÍDIOS
PROTEÍNAS
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
3o ANO - QUESTIONÁRIO No 02 - CARBOIDRATOS & LIPÍDIOS
Utilize este questionário para estudar.
Alunos que perderam a atividade em dupla ou não fizeram o questionário de água e minerais podem apresentar este questionário como atividade alternativa / reposição.
Este questionário também se encontra em sua apostila de laboratório.
ASSUNTO
: CARBOIDRATOS &
LIPÍDIOS
1) Qual a importância dos carboidratos para a sobrevivência
dos seres vivos ?
2) Apresente pelo menos três exemplos de alimentos que são
ricos em carboidratos.
3) Qual é a fórmula geral dos carboidratos monossacarídeos? Qual é a fórmula química da glicose?
4) Qual a importância da glicose para os seres humanos ?
Onde este açúcar é produzido?
5) Explique os termos a seguir :
a) monossacarídeo
b)
dissacarídeo
c) oligossacarídeo
d) polissacarídeo
6) Apresente a importância e local onde podem ser encontrados os seguintes
açúcares :
a) amido
b)
glicogênio
c)
celulose
d)
quitina
7) Por que o excesso de açúcar faz as pessoas engordar ?
8) Explique a doença : “diabetes”.
9) Qual a relação que existe entre os açúcares e o material
genético (DNA / RNA)?
10) O que são lipídios e qual a sua função para o corpo
humano ?
11) Quais são as substâncias que formam os lipídios ?
12) Para os lipídios abaixo explique a sua função e o local
onde podem ser encontrados :
a) cera humana
b)
cera de abelha
c) cera
vegetal
d) lanolina
e) espermacete
f)
carotenoide
g)
esteroide
h)
colesterol
13) Quais os diferentes tipos de lipídios que existem ?
Apresente um exemplo para cada tipo.
14) Qual a função dos esteroides para o corpo humano ? Que
problemas eles podem acarretar?
15) Qual a função do colesterol para o corpo humano ? Que
problemas a sua falta e o seu excesso podem acarretar?
16) Qual a relação entre os lipídios e a membrana plasmática
?
17) Como funciona uma célula adiposa ?
18) Seria correto eliminar todo o colesterol da alimentação
? Explique.
19) Como os lipídios podem ser classificados quanto à sua
origem ? Exemplifique cada um deles.
20) Apresente a fórmula estrutural para : triose , pentose ,
hexose e heptose
21) Quais os efeitos dos esteroides no corpo humano?
22) Qual a relação entre os carboidratos e a cadeia
alimentar ?
23) Explique e exemplifique os lipídios conjugados.
24) Como é possível diferenciar, através da origem e função
biológica , o amido da glicose ?
25) Apresente a importância do componente chamado ÔMEGA (3 e
6) encontrado em diversos alimentos.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
1o ANO - CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - FEVEREIRO
1o ANO - CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - FEVEREIRO
ZETA - 17/02
GAMA - 19/02
DELTA - 19/02
QUI - 20/02
Conteúdos:
- INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
CONCEITOS GERAIS / NOMENCLATURA
MÉTODO CIENTÍFICO
HISTÓRICO DA BIOLOGIA - PRINCIPAIS DESCOBERTAS
[VERIFIQUE OS 5 MOMENTOS / DESCOBERTAS / PESQUISADORES ESCOLHIDOS EM CADA SALA]
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA
ÁREAS DA BIOLOGIA
SUGESTÕES PARA ESTUDO:
- OLHAR OS SLIDES DE AULA [DOWNLOAD NESTE BLOG]
- FAZER O QUESTIONÁRIO DA PG 99 [APOSTILA DE LABORATÓRIO] QUE TAMBÉM ESTÁ NESTE BLOG.
- REVER AS ANOTAÇÕES DE AULA [MUITAS COISAS DISCUTIDAS NÃO ESTÃO NOS SLIDES]
- LIVRO DE SALA - CAPÍTULO 1 [ATÉ O TÓPICO BIOSFERA].
BONS ESTUDOS
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
1o ANO - 2014 - LISTA DE EXERCÍCIOS - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
LISTA
DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA No 1
Assunto: Introdução à Biologia
1- Defina os termos: unicelular e
pluricelular, e classifique estes organismos segundo o reino em que cada um
deles se encontra.
2- Apresente o significado para os termos
eucarionte e procarionte.
3- A partir de que momento um organismo faz
parte de uma população?
4- Por que na biologia uma das primeiras
coisas a se estudar são as células?
5- A floresta é um ecossistema independente e
auto-sustentável, e os desertos? Justifique sua resposta.
6- Como e por que surgem as espécies daninhas
(ex: rato, barata). Elabore um método científico para tentar explicar o
aparecimento destes seres nas grandes cidades.
7- Como se alimentam os seres autótrofos?
Quem são eles?
8- Explique o texto a seguir: “Os vírus
causam danos às células por serem parasitas intracelulares específicos e
acelulares”.
9- Qual a importância da irritabilidade para
os seres vivos? Apresente dois exemplos.
10- Os seres vivos podem ser classificados em
5 reinos. Quais são estes reinos? Apresente um exemplo de ser vivo para cada
reino.
11- Como diferenciar anabolismo de
catabolismo. Eles podem ocorrer ao mesmo tempo? Explique.
12- Diferencie através de exemplos (pelo
menos 2) os ecossistemas dos biociclos.
13- Diferencie ectoparasita de endoparasita,
citando pelo menos dois exemplos para cada caso. .
14- Qual a importância do material genético
para os seres vivos?
15- Relacione para cada um dos termos citados
abaixo, o correspondente nível de organização em que se encaixa:
a)vírus e)
abacateiro h) folha
de seringueira k)
cloroplasto
b)pulmão f)
espermatozóide i) coração +
vasos sanguíneos l) pele humana
c) deserto do Saara g) peixes e caramujos de um aquário m) neurônio
d) todas as pulgas existentes em um cachorro j) jacarés e piranhas no rio n) nervo
16- Quais as principais características para
se considerar a existência de um ser vivo?
17- Qual a diferença entre o naturalista e o
biólogo? Cite 4 descobertas científicas realizadas por biólogos o naturalistas.
18 - O que significam os termos: orgânico e
inorgânico?
19- Quais as vantagens ou desvantagens em ser
unicelular ou pluricelular?
20- Quais as principais disciplinas presentes
na biologia (pelo menos cinco), citando a importância das mesmas para a
sociedade?
3o ANO - 2014 - LISTA DE EXERCÍCIOS - ÁGUA E MINERAIS
ATENÇÃO - VERIFIQUE A DATA CORRETA PARA APRESENTAÇÃO DA TAREFA COM O "PREFEITO[A]" DE SUA SALA
LISTA DE
EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA No 1
Assunto : BIOQUÍMICA CELULAR : ÁGUA & MINERAIS
1) Qual a importância do estudo da composição química dos
seres vivos ?
2) Como são classificados os tipos de alimentos ? Apresente
um exemplo para cada um deles.
3) As substâncias químicas apresentam a mesma freqüência
para cada ser vivo ? por que?
4) Quais as funções da água na química da célula ? O que é o processo de desidratação?
5) Como a água pode se relacionar com o metabolismo de cada
ser vivo ? Exemplifique.
6) Como os sais minerais podem ser classificados e quais as
suas funções básicas para o corpo ?
7) Explique onde participam os sais a seguir , e que doenças
podem surgir da falta destes sais.
magnésio,
cálcio, ferro, potássio, cloro, iodo, sódio, fósforo e selênio
8) Quais as diferenças entre os alimentos orgânicos e os
alimentos inorgânicos ?
9) Explique os termos :
a) solvente universal b)
sal pouco solúvel c) sal solúvel
10) O que significa o termo hidrólise ? Qual a importância
desta atividade para a célula?
11) Alguns minerais são denominados eletrólitos. Qual o
significado desta denominação?
12) Diferencie os termos “hidrofílico” de “hidrofóbico”.
13) Cite e explique duas características biológicas que
levam aos diferentes valores de água encontrados nos seres humanos.
14) Explique a “competição entre minerais”.
15) Cite a importância ambiental da água.
DESAFIO:
01) Relacione a água celular com a termorregulação e o
metabolismo
02) Observe os valores percentuais relativos à quantidade de
água no ser humano:
RN com 75% / Adulto jovem com 63% (M) / 52%
(F)
Adulto por volta de 50 anos com 52% (M) e 46% (F)
Como estes
valores poderiam ser justificados?
03) As necessidades diárias de água são de aproximadamente
1,7 litros, sendo que se perde: 750
ml na urina / 100 ml em fezes / 350 ml umedecendo o ar / 500 ml compensação de
evaporação de pele e mucosas
Estas
quantidades são iguais o ano inteiro? Justifique.
04) A desidratação pode levar á quadros clínicos perigosos,
como diarréia e vômitos. Alguns indicadores citam a diarréia como uma
ocorrência mais comum em famílias pobres, causando mortes para menores de um
ano de idade. Relacione a afirmação anterior com fatores sociais e biológicos e
apresente uma justificativa para comprovar a afirmação.
Assinar:
Postagens (Atom)