segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

3o ANO - QUESTIONÁRIO No 02 - CARBOIDRATOS & LIPÍDIOS


Utilize este questionário para estudar. 

Alunos que perderam a atividade em dupla ou não fizeram o questionário de água e minerais podem apresentar este questionário como atividade alternativa / reposição. 

Este questionário também se encontra em sua apostila de laboratório. 


ASSUNTO : CARBOIDRATOS  &  LIPÍDIOS

1) Qual a importância dos carboidratos para a sobrevivência dos seres vivos ?
2) Apresente pelo menos três exemplos de alimentos que são ricos em carboidratos.
3) Qual é a fórmula geral dos carboidratos monossacarídeos?  Qual é a fórmula química da glicose?
4) Qual a importância da glicose para os seres humanos ? Onde este açúcar é produzido?
5) Explique os termos a seguir :
a) monossacarídeo                             
b) dissacarídeo    
c) oligossacarídeo               
d) polissacarídeo
6) Apresente a importância e local  onde podem ser encontrados os seguintes açúcares :
a) amido                
b) glicogênio                        
c) celulose                            
d) quitina
7) Por que o excesso de açúcar faz as pessoas engordar ?
8) Explique a doença : “diabetes”.
9) Qual a relação que existe entre os açúcares e o material genético (DNA / RNA)?
10) O que são lipídios e qual a sua função para o corpo humano ?
11) Quais são as substâncias que formam os lipídios ?
12) Para os lipídios abaixo explique a sua função e o local onde podem ser encontrados :
a) cera humana     
b) cera de abelha                 
c) cera vegetal                     
d) lanolina
e) espermacete     
f) carotenoide                      
g) esteroide                          
h) colesterol        
13) Quais os diferentes tipos de lipídios que existem ? Apresente um exemplo para cada tipo.
14) Qual a função dos esteroides para o corpo humano ? Que problemas eles podem acarretar?
15) Qual a função do colesterol para o corpo humano ? Que problemas a sua falta e o seu excesso podem acarretar?
16) Qual a relação entre os lipídios e a membrana plasmática ?
17) Como funciona uma célula adiposa ?
18) Seria correto eliminar todo o colesterol da alimentação ? Explique.
19) Como os lipídios podem ser classificados quanto à sua origem ? Exemplifique cada um deles.
20) Apresente a fórmula estrutural para : triose , pentose , hexose e heptose
21) Quais os efeitos dos esteroides no corpo humano?
22) Qual a relação entre os carboidratos e a cadeia alimentar ?
23) Explique e exemplifique os lipídios conjugados.
24) Como é possível diferenciar, através da origem e função biológica , o amido da glicose ?

25) Apresente a importância do componente chamado ÔMEGA (3 e 6) encontrado em diversos alimentos. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

1o ANO - CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - FEVEREIRO



1o ANO - CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - FEVEREIRO

ZETA - 17/02
GAMA - 19/02
DELTA - 19/02
QUI - 20/02


Conteúdos:

- INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

   CONCEITOS GERAIS / NOMENCLATURA

   MÉTODO CIENTÍFICO

   HISTÓRICO DA BIOLOGIA - PRINCIPAIS DESCOBERTAS
[VERIFIQUE OS 5 MOMENTOS / DESCOBERTAS / PESQUISADORES ESCOLHIDOS EM CADA SALA]

   CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS

   NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA

   ÁREAS DA BIOLOGIA



SUGESTÕES PARA ESTUDO:

 - OLHAR OS SLIDES DE AULA [DOWNLOAD NESTE BLOG]

 - FAZER O QUESTIONÁRIO DA PG 99 [APOSTILA DE LABORATÓRIO] QUE TAMBÉM ESTÁ NESTE BLOG. 

 - REVER AS ANOTAÇÕES DE AULA [MUITAS COISAS DISCUTIDAS NÃO ESTÃO NOS SLIDES]

 - LIVRO DE SALA - CAPÍTULO 1 [ATÉ O TÓPICO BIOSFERA]. 


BONS ESTUDOS

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

1o ANO - 2014 - LISTA DE EXERCÍCIOS - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA



LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA No 1
Assunto:  Introdução à Biologia

1- Defina os termos: unicelular e pluricelular, e classifique estes organismos segundo o reino em que cada um deles se encontra.
2- Apresente o significado para os termos eucarionte e procarionte.
3- A partir de que momento um organismo faz parte de uma população?
4- Por que na biologia uma das primeiras coisas a se estudar são as células?
5- A floresta é um ecossistema independente e auto-sustentável, e os desertos? Justifique sua resposta.
6- Como e por que surgem as espécies daninhas (ex: rato, barata). Elabore um método científico para tentar explicar o aparecimento destes seres nas grandes cidades.
7- Como se alimentam os seres autótrofos? Quem são eles?
8- Explique o texto a seguir: “Os vírus causam danos às células por serem parasitas intracelulares específicos e acelulares”.
9- Qual a importância da irritabilidade para os seres vivos? Apresente dois exemplos.
10- Os seres vivos podem ser classificados em 5 reinos. Quais são estes reinos? Apresente um exemplo de ser vivo para cada reino. 
11- Como diferenciar anabolismo de catabolismo. Eles podem ocorrer ao mesmo tempo? Explique.
12- Diferencie através de exemplos (pelo menos 2) os ecossistemas dos biociclos.
13- Diferencie ectoparasita de endoparasita, citando pelo menos dois exemplos para cada caso. .
14- Qual a importância do material genético para os seres vivos?
15- Relacione para cada um dos termos citados abaixo, o correspondente nível de organização em que se encaixa:
a)vírus                                   e) abacateiro                       h) folha de seringueira                     k) cloroplasto
b)pulmão                             f) espermatozóide              i) coração + vasos sanguíneos       l) pele humana
c) deserto do Saara           g) peixes e caramujos de um aquário                                          m) neurônio
d) todas as pulgas existentes em um cachorro          j) jacarés e piranhas no rio                              n) nervo
16- Quais as principais características para se considerar a existência de um ser vivo?
17- Qual a diferença entre o naturalista e o biólogo? Cite 4 descobertas científicas realizadas por biólogos o naturalistas.
18 - O que significam os termos: orgânico e inorgânico?
19- Quais as vantagens ou desvantagens em ser unicelular ou pluricelular?

20- Quais as principais disciplinas presentes na biologia (pelo menos cinco), citando a importância das mesmas para a sociedade?

3o ANO - 2014 - LISTA DE EXERCÍCIOS - ÁGUA E MINERAIS


ATENÇÃO - VERIFIQUE A DATA CORRETA PARA APRESENTAÇÃO DA TAREFA COM O "PREFEITO[A]" DE SUA SALA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA  No 1


Assunto :  BIOQUÍMICA CELULAR :  ÁGUA & MINERAIS


1) Qual a importância do estudo da composição química dos seres vivos ?
2) Como são classificados os tipos de alimentos ? Apresente um exemplo para cada um deles.
3) As substâncias químicas apresentam a mesma freqüência para cada ser vivo ? por que?
4) Quais as funções da água na química da célula ?  O que é o processo de desidratação?
5) Como a água pode se relacionar com o metabolismo de cada ser vivo ? Exemplifique.
6) Como os sais minerais podem ser classificados e quais as suas funções básicas para o corpo ?
7) Explique onde participam os sais a seguir , e que doenças podem surgir da falta destes sais.
                magnésio, cálcio, ferro, potássio, cloro, iodo, sódio, fósforo e selênio
8) Quais as diferenças entre os alimentos orgânicos e os alimentos inorgânicos ?
9) Explique os termos :   a) solvente universal                            b) sal pouco solúvel           c) sal solúvel
10) O que significa o termo hidrólise ? Qual a importância desta atividade para a célula?
11) Alguns minerais são denominados eletrólitos. Qual o significado desta denominação?
12) Diferencie os termos “hidrofílico” de “hidrofóbico”.  
13) Cite e explique duas características biológicas que levam aos diferentes valores de água encontrados nos seres humanos.
14) Explique a “competição entre minerais”.

15) Cite a importância ambiental da água. 

DESAFIO:

01) Relacione a água celular com a termorregulação e o metabolismo


02) Observe os valores percentuais relativos à quantidade de água no ser humano: 
           
RN com 75% / Adulto jovem com 63% (M)  /  52% (F)
Adulto por volta de 50 anos com 52% (M) e 46% (F)

            Como estes valores poderiam ser justificados?


03) As necessidades diárias de água são de aproximadamente 1,7 litros, sendo que se perde:      750 ml na urina / 100 ml em fezes / 350 ml umedecendo o ar / 500 ml compensação de evaporação de pele e mucosas

            Estas quantidades são iguais o ano inteiro? Justifique.


04) A desidratação pode levar á quadros clínicos perigosos, como diarréia e vômitos. Alguns indicadores citam a diarréia como uma ocorrência mais comum em famílias pobres, causando mortes para menores de um ano de idade. Relacione a afirmação anterior com fatores sociais e biológicos e apresente uma justificativa para comprovar a afirmação.